Dicas de como fazer uma gestão de condomínio eficiente
A gestão de condomínio deve ser encarada com profissionalismo, independente se o responsável pela administração possui ou não especialização adequada para exercer a função. Pelo fato de haver uma série de regulamentações e condutas a serem seguidas, a atividade se torna bastante desafiadora e é cada vez mais comparada à administração de uma empresa.
Por esse motivo, a profissionalização da gestão de condomínios já é uma realidade em grande parte dos empreendimentos de todo o país. Fator que intensificou a busca por soluções que proporcionem uma gestão de condomínio eficiente que garanta o bem-estar e aumente a segurança de todos os moradores.
Para auxiliar o síndico a compreender quais ações são essenciais para promover uma gestão de condomínio eficiente, reunimos dicas práticas e comece agora mesmo!
Ao realizar uma gestão de condomínio eficiente, o síndico passa a ter mais tranquilidade em sua rotina para dar andamento nas atividades
Gestão de condomínio: práticas para profissionalizar a atuação do síndico
Realizar manutenção preventiva constantemente
Na previsão orçamentária anual, o síndico deve considerar a manutenção predial preventiva entre os custos necessários para manter o bom funcionamento do condomínio. Para isso, é importante realizar constantemente uma análise de risco estabelecer um plano estratégico de manutenção. Assim, é possível determinar quais ações deverão ser executadas a curto, médio e longo prazos durante a gestão.
Essa iniciativa contribuiu para minimizar riscos operacionais e possíveis despesas com danos à instalação e áreas comuns ocasionados pela falta de cuidado.
Avaliar fornecedores antes da contratação de produtos e serviços para melhorias do empreendimento
Ao contratar uma prestadora de serviço é importante se atentar ao preço, mas não esquecer de prezar pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Principalmente quando se trata de soluções de segurança condominial. Além disso, recomenda-se que seja realizado ao menos três orçamentos com distintos fornecedores.
Apenas avaliar os custos envolvidos com equipamentos e prestação de serviço não é suficiente para decidir pela contratação de um fornecedor. No contexto da segurança, busque contratar uma empresa referenciada no mercado, que forneça suporte na instalação e no uso efetivo da solução escolhida.
Mediar conflitos e manter uma boa comunicação com todos os moradores
Uma boa gestão de condomínio exige do síndico comprometimento para conseguir lidar com os principais deveres que fazem parte da gestão de condomínio. Para isso, manter um bom relacionamento com todos os moradores e uma comunicação eficaz é fundamental para promover uma gestão eficiente e transparente.
A convivência entre tantas pessoas pode gerar conflitos de diferentes âmbitos, por isso o ideal é que o síndico tenha um perfil imparcial e conciliador para lidar com situações que envolvem desde a cobrança de condôminos inadimplentes até questões ligadas à convivência entre moradores.
Investir em um controle de acesso seguro e eficiente
A tecnologia se tornou uma verdadeira aliada na administração de condomínios e investir na adoção de soluções em segurança tem contribuído para valorizar o empreendimento e torná-lo ainda mais protegido. A portaria remota é uma das principais tendências para modernizar a portaria de condomínio e é considerada hoje a solução ideal para organizar o controle de acesso e a segurança do prédio.