Os números de acidentes dentro do ambiente de trabalho ainda são expressivos, mesmo com o aumento por parte das empresas e do Estado em disseminar informações de segurança ao empregado.
A prevenção ainda é fator decisório para que os índices de acidente de trabalho diminuam. Este processo deve ser abraçado pelas organizações juntamente com os seus colaboradores, para que estes saibam como se portar com segurança mediante ao dia a dia de trabalho.
Segundo o Técnico de Segurança da Orsegups, Jefferson Paes, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir os acidentes de trabalho, ele faz parte da equipe do SESMT – Serviço Especializado em Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho, responsável por aplicar os procedimentos de segurança e fiscalizar que os mesmos sejam cumpridos.
Acompanhe algumas dicas para prevenir os acidentes de trabalho:
A realização de inspeções periódicas nas edificações e nos equipemos de trabalho através da Análise de Riscos é fundamental para prevenir este tipo de acidente.
É importante que apenas profissionais qualificadas e autorizadas operem máquinas e equipamentos e executem atividades específicas relacionadas às funções.
Elaborar periodicamente a realização de treinamentos voltados às medidas de segurança, segundo o Técnico Jefferson, faz com que os colaboradores identifiquem como evitar os acidentes, bem como instrui-los de como se portar caso o mesmo aconteça.
Os colaboradores devem participar de atividades educativas, como palestras e cursos que auxiliem na prevenção de acidentes.
Devem ser realizadas simulações anuais para testar todos os equipamentos de segurança, para que não haja problema em momentos de risco.
Todos os acontecimentos devem ser investigados para a identificação das causas reais, para que medidas de prevenção sejam tomadas.
Manter o local de trabalho organizado auxilia na diminuição de acidentes. Ferramentas e objetos cortantes precisam ter uma atenção especial na hora de utilizá-los e guardá-los.
É importante ressaltar que cada local de trabalho possui especificações distintas, desta maneira é necessário avaliar quais os processos que cada organização, área, setores e departamentos possuem e a partir desta informação promover medidas preventivas para evitar os possíveis acidentes.